
Guarapuava recebe maior evento de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado
O Paraná Faz Ciência integra o calendário dos grandes eventos científicos do Brasil, sendo o maior do Paraná e um dos mais importantes do país.
02/10/2025por Revista VisualNa última segunda-feira (29), Guarapuava tornou-se o centro das atenções da ciência e pesquisa paranaense com o início da 5ª edição do Paraná Faz Ciência, evento financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária (FA). Neste ano, o projeto é coordenado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento reúne universidades e pesquisadores de todo o estado, disseminando a pesquisa científica e a inovação para a comunidade em geral.
Para a imprensa, o evento iniciou na tarde de segunda-feira (29), com o 1º Encontro de Comunicadores do Centro-Sul do Paraná, ministrado pelo Coordenador de Comunicação da Unicentro, Danny Jessé. “É muito importante a gente se reunir e ouvir as pessoas. Fizemos um debate muito legal com os pontos de vista de instituições de comunicação públicas e privadas, que muitas vezes se assemelham. A gente sabe que a comunicação nunca está pronta, a gente tem que estar sempre se adequando, pensando e melhorando”, destaca Danny. Foi um momento muito importante de trocas de experiências entre os canais de comunicação que guiam a cidade.

À noite, a abertura oficial do evento no Auditório Francisco Contini, na Unicentro, reuniu autoridades municipais, estaduais e reitorias das universidades públicas de todo o Paraná e privadas de Guarapuava, com uma apresentação da Filarmônica Lobo Guará e falas importantes das pessoas que fizeram e estão fazendo o evento acontecer.

Segundo Marquiana de Freitas, coordenadora-geral do Paraná Faz Ciência, o objetivo do evento é disseminar a ciência, ocupando espaços na universidade e no imaginário da população, com atividades que unem conhecimento, ciência, tecnologia, cultura, diversidade e inovação. “Esse é o nosso compromisso: transformar a universidade mais próxima da população. Nós organizamos o evento em seis eixos, nós temos mais de 250 atividades. Temos três mostras de iniciação científica, com mostra de clubes de ciência, de trabalhos da educação básica e mostra acadêmica, além de várias outras atividades que certamente farão do evento uma diversidade de conhecimento que poderá contemplar cada um de nós”, compartilha Marquiana.

O Paraná Faz Ciência continua até a sexta-feira (3), no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com mostras científicas, feira de profissões, oficinas, exposições, apresentações culturais e fóruns de debate.



Guarapuava recebe curso gratuito de Elétrica Avançada para cinema, TV e publicidade
Gralha Azul: turismo sustentável que valoriza pessoas, cultura e natureza
Inaugura em Guarapuava a Alivion Clínica de Especialidades