Economia

Uniprime do Iguaçu: há 27 anos cuidando da prosperidade financeira de seus cooperados

Promovendo inclusão e educação financeira no ecossistema cooperativista.

27/04/2023por Revista Visual

Com o objetivo de oferecer soluções financeiras de forma simples e vantajosa, através de um atendimento personalizado, a Uniprime do Iguaçu nasceu para cuidar da saúde financeira dos profissionais da área médica. Hoje, a cooperativa atua com livre admissão para pessoas físicas e jurídicas, em todos os segmentos, e está presente em diversas cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina.

“As cooperativas de crédito se distinguem no ecossistema cooperativista, especialmente  por promoverem inclusão e educação financeira e por promoverem adequada precificação no sistema financeiro, resultando em prosperidade e justiça econômica e social”, explica Dr. Adir Jorge Domingos, Diretor Financeiro da Uniprime do Iguaçu.

 

Desde 1996, sólidos na atuação e no relacionamento

Em agosto de 1996, derivada da Unimed Pato Branco, 23 associados fundaram a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos da Microrregião de Pato Branco, com o objetivo de conceder assistência financeira através de ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito aos seus cooperados.

No ano de 1999 foi inaugurada a agência de Guarapuava, inicialmente com médicos cooperados da Unimed local. O crescimento da cooperativa decolou a partir de 2010, quando seu quadro social passou a admitir a entrada de empresários. Em fevereiro do ano seguinte, foi dado mais um passo em direção à expansão, com a abertura da agência de Irati-PR. No mesmo ano, a Cooperativa conquistou seu próprio número no SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro.

A chave virou entre 2012 e 2016, quando a cooperativa passou a integrar o sistema Uniprime, se tornando a Uniprime do Iguaçu. Com um desenvolvimento mais robusto do projeto, a marca se firmou no Paraná, e construiu sua primeira sede própria onde hoje está localizada a agência do Centro de Guarapuava. Na sequência foi construída também a sede própria em Pato Branco e abriu-se uma agência em Palmas.


Do Paraná para Santa Catarina

Em abril de 2018, após o aval do Banco Central, a Uniprime do Iguaçu passa a atuar também no estado de Santa Catarina, com a abertura da primeira agência do sistema Uniprime na cidade de Chapecó. Em 2019, o plano de expansão no novo estado seguiu e foram inauguradas unidades nas cidades de Concórdia e São Miguel do Oeste e em 2021, na cidade de Joaçaba. Nesse período, o número de cooperados mais que dobrou e o de funcionários acompanha o mesmo ritmo de crescimento.

Até os dias atuais, a cooperativa segue em ritmo de desenvolvimento acelerado, resultando em seis novas agências e no novo Espaço Prime das agências de Pato Branco e Guarapuava.

Ainda em Guarapuava, no início de 2022, iniciou atividade do escritório de negócios na Cidade dos Lagos, com objetivo de participar e ajudar no desenvolvimento deste bairro moderno com excelentes possibilidades de negócios.

A sequência de conquistas resultou em um início de ano otimista para 2023, marcado pela realização da primeira integração presencial em Pato Branco, reunindo todos os colaboradores da cooperativa em um evento com foco em motivação, que mostrou a importância do trabalho em equipe.

Seguindo um planejamento que visa o crescimento da marca, a Uniprime do Iguaçu projeta a abertura de mais quatro escritórios de negócios, que estão sendo montados nas cidades de Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e União da Vitória.

A expansão irá além das operações atuais, com a chegada da cooperativa no estado do Mato Grosso, nas cidades de Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, que devem receber escritórios de negócios ainda este ano. “O movimento cooperativo tem sido uma forma muito eficaz de superação dos desafios da humanidade, tanto na esfera econômica como nas esferas social e ambiental; o grande e renomado economista americano Robert Schiller, afirma em um de seus livros que  – “Cooperativismo é sinônimo de boa sociedade” – assim, países desenvolvidos e com altos índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tais como Noruega, Finlândia, França, Canadá, Alemanha e outros, têm em comum uma forte ancoragem de sua economia no cooperativismo”, exemplifica Dr. Adir.

 

Operações Uniprime do Iguaçu:

  • Sede em Pato Branco - Paraná
  • Agência Central de Guarapuava - Paraná
  • Agência Cidade dos Lagos, Guarapuava - Paraná
  • Agência de Irati - Paraná
  • Agência de Palmas - Paraná
  • Agência de Chapecó - Santa Catarina
  • Agência de Concórdia - Santa Catarina
  • Agência de São Miguel do Oeste - Santa Catarina
  • Agência de Joaçaba - Santa Catarina