Cultura

Turismo rural: Paraná anuncia oito caminhadas da natureza em julho

10/07/2024por Revista Visual

Para fomentar o turismo rural no Paraná, o Governo do Estado, por meio do IDR-Paraná, está organizando oito novas Caminhadas da Natureza programadas para o mês de julho. Os eventos ocorrerão em Mandirituba (14 de julho), Ourizona (14 de julho), Cerro Azul (21 de julho), Mamborê (21 de julho), Paranaguá (21 de julho), Piraí do Sul (21 de julho), Rondon (21 de julho) e Sarandi (28 de julho).


A primeira caminhada, em Mandirituba, percorrerá o circuito Mãe da Mata, iniciando na Igreja Católica do Chimboveiro. Com 12 quilômetros de extensão, o trajeto passará por propriedades de 15 famílias rurais e pelos campos de camomila característicos da região. O evento já conta com 2 mil vagas disponíveis, sendo que 400 inscrições já foram realizadas. Os participantes poderão desfrutar de um café da manhã e um almoço durante o percurso.


Em Ourizona, a caminhada explorará o circuito da Festa do Milho, estendendo-se por 11 quilômetros por plantações, pequenas cachoeiras e propriedades rurais da cidade, localizada próxima a Maringá. Há 999 vagas disponíveis, e os participantes são incentivados a levar um quilo de alimento não perecível.


No dia 21 de julho, cinco caminhadas estão programadas. Em Cerro Azul, o circuito Caminhada do Bom Sucesso, com 10 quilômetros de extensão, promete encantar os participantes. Próximo à capital, acontecerão também a Caminhada Serra da Prata, em Paranaguá, e o Circuito Cerro da Onça, em Piraí do Sul, com 11 e 12 quilômetros de extensão, respectivamente, partindo de pontos emblemáticos como a Comunidade Maria Luiza e o Santuário Nossa Senhora das Brotas, um dos mais imponentes do Paraná.


Essas iniciativas visam não apenas promover a beleza natural do estado, mas também incentivar a interação dos visitantes com as comunidades locais, destacando a riqueza cultural e paisagística do Paraná via experiências memoráveis na natureza.

Fonte: AEN Foto: IDR Paraná