
Terceira edição do Festival Palha Velho reúne apresentações de dança gaúcha e o maior gaitaço de Guarapuava
10/06/2024por Revista VisualNa última sexta-feira (7), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realizou a terceira edição do Festival de Dança Gaúcha Pala Velho. O evento visa celebrar a cultura gaúcha do Município, proporcionando o espaço para manifestações artísticas.
“Esse evento reafirma o compromisso que a Secretaria de Cultura tem com todas as manifestações culturais. Com a cultura gaúcha não é diferente, é uma identidade muito importante para o nosso Município. A terceira edição do Pala Velho e reuniu grupos locais e também teve um grupo convidado de fora, para oportunizar que o pessoal daqui conheça outros cenários”, comentou o Secretário de Cultura, Cristhian Lucas
Durante esta edição do Pala Velho, o público pôde apreciar as apresentações de dança dos Grupos Pratas da Casa, ou seja, grupos de dança gaúcha independentes de Guarapuava, sendo eles Herança Granjeira, Chama Crioula, Querência Galponeira, Orgulho Pampeano, São Nicolau e CTG Fogo de Chão.
O Grupo Charruas, de Balneário Camboriú, Santa Catarina, apresentou diversas coreografias de grupo. O Festival Palha Velho proporcionou à equipe conhecer Guarapuava, como conta a integrante Yvna Rauber.
“Estamos lisonjeados de estar prestigiando esse evento maravilhoso. É um evento muito bonito, da cultura gaúcha, tudo muito bem organizado. Não conhecíamos Guarapuava. Estamos encantados com a cidade, com um evento desse porte, com vários grupos de dança, com apresentações bonitas e de qualidade. Foi um prazer. Esperamos participar mais vezes”, disse Yvna.
O Festival Pala Velho reuniu o maior gaitaço da história do Município, reunindo mais de 35 músicos, que tocaram simultaneamente as mesmas músicas. Bethany Villalba foi uma das instrumentistas que se inscreveu e participou do gaitaço.