Moda

Tendências que vão dominar o Outono Inverno 2023, por Caren Greciele

Fique por dentro do que rolou nas semanas de moda e se inspire para criar looks incríveis.

26/04/2023por Revista Visual

Olá, fashionistas!

Não há nada como se sentir atualizada e relevante no mundo da moda. Não é mesmo? Como consultora de imagem, estou sempre buscando as tendências que vão dominar o guarda-roupa nas estações. E adivinhem só? Outono inverno 2023 chega com destaques incríveis que você precisa conhecer!

Se você, assim como eu, ama estar por dentro do que rolou nas semanas de moda e quer se inspirar para criar looks incríveis, então pegue seu caderninho e anote algumas tendências que eu separei para vocês.

Como sempre, as grandes marcas se destacaram nas semanas de moda do mundo. E trouxeram desfiles cheios de referências, novidades, releituras de clássicos e muita composição criativa.

A Semana de Moda de Milão, voltada mais para o público masculino diga-se de passagem, trouxe sobriedade muito necessária em tempos de recessão econômica na Europa. As coleções mostraram peças clássicas repaginadas, com recortes assimétricos, cores neutras e modelagens mais amplas, trazendo movimento para as produções.

Já na Semana de Moda de Paris, focada na “alta-costura” não faltaram tendências, sofisticação e claro, muito luxo! Dior apostou em casacos bem ajustados, combinados com vestidos estilo “slip dress”, que lembra uma camisola bem sofisticada. Enquanto a grife Chanel optou pela delicadeza e sofisticação do estilo “girlie”, com seus conjuntinhos de alfaiataria, casaquetos com shorts e minissaias plissadas em tweed.

Mas não foi só isso. A grife Valentino mostrou peças repletas de babados, estampas e cores vibrantes, em uma clara referência aos anos 80. A Semana de Moda de Copenhagen destacou jaquetas puffers, estampas em animal print e tecidos metalizados, que também foram muito vistos em Paris. Aqui destaquei algumas dessas tendências pra vocês se inspirarem!

 

O que vai estar em alta nas CORES
Sabemos que outono e inverno remetem sempre a cores mais sóbrias, neutros clássicos como branco, bege, marrom. Mas nesse outono inverno 2023, além de muita combinação preto e branco, sempre um clássico, tons terrosos, muito monocromátco, all white, veremos também uma pegada forte de cores mais vibrantes como: verde, rosa, azul, variantes de lilás, laranja e magenta em monocromáticos ou na mistura das cores.

 

PRETO E BRANCO:


Essa combinação, além de clássica, não tem margem de erro, pode ser em composições color block ou na estampa das peças, como listras, que também vai estar muito em alta nesta estação.

 

AZUL e VERDE:


O VERDE E O AZUL podem ser em nuances, tons claros assim, ou na cor mais pura mesmo, em conjuntos ou mesmo em combinações com outras cores.

 

MAGENTA e TONS TERROSOS:


Já o MAGENTA, cor além de lindíssima para usar em monocromático, é uma grande aposta em combinações com outras cores. Ela é vibrante, mas com um toque mais fechado, a cara do inverno.

TERROSO, tom esse que remete a terra e folhas secas, são uma aposta segura para o outono e inverno, trazendo um toque de sofisticação e versatilidade ao look. Elas podem ser combinadas entre si ou com outras cores mais vibrantes, dependendo da proposta do visual.

 

ROSA e LILÁS


O rosa vai estar super em alta nessa estação, veremos muito nas vitrines, seja em peças mais leves, até em casacos mais pesados, todas as nuances do rosa, desde o rosa mais claro até o pink, numa pegada bem Barbie mesmo. Uma clara referência ao filme que será lançado em julho deste ano. Para as apaixonadas pelo rosa, esse é o momento pra colocar essa cor pra jogo.

 

O que vai estar em alta nos TECIDOS E TEXTURAS
Muita coisa interessante veremos nesse outono inverno 2023 no que diz respeito aos tecidos e texturas, muito do que sempre se vê como xadrez, couro, veludo, tweed, tricôs vão continuar em destaque, pois tem a cara do inverno. Mas em contrapartida muito jeans, paetê, brilho, poá, listras, metalizado, animal print, acetinado, risca de giz e acreditem tule. Sim, eles estiveram em alta na primavera verão e vão continuar sendo destaque. Para as mais fashionistas, um diferencial no look com composições com peças mais pesadas próprias do inverno.

 

ALL JEANS:


Que o jeans nunca sai de moda isso todas nós já sabemos, mas nesse outono inverno ele vem com força total nos looks, principalmente em composições all jeans, ou seja, o look inteiro com jeans no mesmo tom ou em composições com lavagens diferentes. Tem quem goste e tem quem torce o nariz, mas independente disso ele vai ser uma grande aposta para essa temporada. Além das peças de roupas como saias alongadas, veremos em bolsas e em calçados também. Então vai ter jeans pra todos os gostos.

 

PAETÊ:


Ele chegou na primavera verão e mostrou que veio pra ficar, pois ganhou o coração das mais fashionistas, trazendo um toque de ousadia nas composições com peças mais sóbrias, principalmente com calças, mas também em looks inteiros.

 

POÁ:


Um queridinho das mais tradicionais, atemporal e clássico, o poá está com tudo nesta temporada, trazendo esse toque sofisticado aos looks de outono inverno.

 

LISTRAS:


Elas nunca saem de moda, é verdade. Mas neste outono inverno elas vêm pra destacar nos looks, principalmente porque a tendência preto e branco vai estar em destaque, então pode apostar nas listras em peças ou em looks inteiros, você vai arrasar.

 

METALIZADOS:


Estão de volta e sendo considerados uma grande aposta. Após um período de esquecimento, eles voltaram com tudo e prometem brilhar em 2023. Para as mais discretas a dica para usar essa tendência é combiná-la com roupas mais básicas, para não sobrecarregar o look. Além disso, os metalizados podem ser usados em diferentes peças, desde vestidos, calças, saias. Mas vamos ver muito em calçados e bolsas, trazendo um toque de modernidade para o guarda-roupa.

 

TECIDOS ACETINADOS:


Este 2023 veio para nos mostrar que não só de peças pesadas e sóbrias é feito o outono inverno, mas também de leveza e cores. Esses tecidos mais leves, como a seda e o cetim, vêm com tudo em combinações inteiras como conjuntos. Para os lugares mais frios aposte com casacos mais pesados, fica um luxo.

 

TRANSPARÊNCIA, RENDA E TULE:


A moda outono inverno está dando destaque às transparências, rendas e tules, que sempre fizeram parte das coleções, mas agora estão chegando com ainda mais força. Em 2023, é hora de ousar e experimentar diferentes formas de usar esses tecidos, seja em produções minimalistas, em sobreposições com peças mais pesadas e estruturadas como couro, ou mesmo como peça principal do look. Uma queridinha sem dúvida vai ficar por conta da saia em tule.

 

TWEED:


Tecido super elegante e que está fazendo sucesso entre as fashionistas. É perfeito para ser usado em conjuntos com saias minis e até shorts, mas os casacos, claro, são sempre bem-vindos, já que é um tecido quentinho e possui uma textura mais espessa, com lã de fio grosso. É uma ótima opção para compor looks de outono inverno, além de ser muito versátil e sofisticado.

 

COURO:


O couro sempre presente em peças outono inverno, nesse 2023 não seria diferente, a proposta nessa estação vem com tecidos mais encorpados e opções de couros vegetais e reciclados. Além disso, vimos a presença do couro em diversas peças, desde as jaquetas clássicas até em saias, vestidos e calças, em diferentes cores e texturas. Uma opção versátil para looks modernos e sofisticados.

 

XADREZ, VICHY E PIED POULE:


Quando se fala em xadrez, algumas torcem o nariz, por lembrar as festas juninas, mas o vichy ou o pied poule são uma opção estilosíssima de escolha, por ser num formato diferenciado de xadrez, fica muito estiloso.

Mas se você é das amantes do xadrez tradicional, além das peças clássicas, nesta temporada ele vem com uma mistura de cores e padrões diferentes, perfeito para quem quer adicionar um toque de modernidade e bom gosto ao look.

 

TEDDY:


Ele deu as caras no inverno de 2022 e mostrou que veio para ficar. Pois em regiões mais frias, além de ser muito quentinho, não é pesado, ou seja, traz muito conforto.

 

O que vai estar em alta em MODELAGENS
O outono inverno 2023 tem como principal ingrediente o conforto e praticidade, veremos padronagens mais ouversized, mais soltas trazendo um certo movimento às peças, uma alfaiataria mais desconstruída trazendo mais leveza, saindo um pouco da seriedade de peças de escritório, com tecidos mais leves como seda e cetim. Casacos bem alongados, também muitas peças no estilo puffer, não só em jaquetas como vimos em estações anteriores.

Muitas releituras de peças dos anos 90, como a calça baggi e a paruchuete pants, são um exemplo, vão voltar com tudo e com certeza vão dominar as vitrines e a cabeça das mais descoladas.

E, ao contrário do que se pensa sobre outono inverno, nesse veremos muita pele à mostra, ou seja, muitas peças da primavera verão vão continuar bombando, como croped, corset, peças como a mini saia, bem mini mesmo, e numa pegada meio saia colegial, combinadas com peças mais pesadas, meias, botas, com certeza uma grande aposta. E, claro, uma tendência forte voltando aí também é a calça cintura baixa, deixando a barriguinha de fora mesmo, tremendo sucesso nos anos 2000. Tem quem ama e tem quem odeia essa modelagem e torce o nariz, eu sei, mas moda é sempre irreverente e para todos os estilos e gostos.

 

ALFAIATARIA:


Peça clássica que nunca sai de moda e sempre aparece nas passarelas. Nessa temporada outono inverno, a alfaiataria vem um pouco mais ousada, saindo bem do formato engessado de escritório ajustada ao corpo e em cores bem sóbrias, para peças em tamanho oversized, recortes assimétricos, muito all white e tecidos leves, mas também cores vivas e muito monocromático. É ótimo ver como essa peça é democrática e pode se adaptar a diferentes estilos e gostos.

 

CASACOS ALONGADOS:


Um queridinho do outono inverno da maioria das mulheres, mas nesse 2023 ele vem bem alongado mesmo.

 

PUFFER:


Sabe aquelas roupas acolchoadas, que são feitas de tecidos sintéticos e impermeáveis, com costuras em matelassê que dão um efeito gomado?

Elas estarão super em alta na moda outono inverno 2023 não só em jaquetas. A tendência é usar o estilo Puffer também em calças, saias, bermudas, vestidos e até bolsas, acreditem?

É uma moda esporte de luxo que une conforto e estilo para os looks de inverno. É uma ótima opção para ficar quentinha e estilosa ao mesmo tempo!

 

CORSET E CROPPED:


Tendência forte nesta temporada, visto em vários desfiles destacando-se como peça central nos looks usada em baixo de jaquetas ou casacos oversized ou como terceira peça em cima de camisas e até vestidos. Mesmo tendo sido uma tendência primavera verão, o corset e o cropped retornam com tudo em combinações criativas, proporcionando um toque divertido e estiloso.

 

MINI SAIA ESTILO COLEGIAL:


Irreverente, verdade, usar mini saia no outono inverno, principalmente esse formato mais colegial soltinha ou de pregas. Mas em lugares não tão frios ela cai muito bem, principalmente em combinações com meia-calça e bota, toque estiloso e criativo.

 

CALÇA BAGGI, PARACHUTE PANTS, CÓS BAIXO:


Baggi. As apostas também foram numa releitura da calça baggi tendência nos anos 90. Uma das vantagens da calça baggy é a versatilidade, já que ela pode ser combinada com diversos tipos de peças e acessórios, desde tênis até salto alto.

Parachute Pants, também conhecida como calça paraquedista, é um modelo de calça esportiva que teve seu auge na moda nos anos 80 e 90. Esse tipo de calça é caracterizado por seu tecido leve e maleável, geralmente feito de nylon ou poliéster, e por sua modelagem confortável e ampla, que proporciona liberdade de movimento.

Cós baixo foi um grande sucesso nos anos 2000. Esse estilo de calça é caracterizado por um cós que fica abaixo do umbigo, geralmente na altura dos ossos do quadril. Quando se trata de combinações, a calça cós baixo pode ser uma peça muito versátil. Ela combina bem com blusas mais soltinhas e compridas, criando um contraste interessante com o corte mais justo da calça. Também é possível combiná-la com tops cropped e blusas justas, criando um visual mais ousado e moderno. O importante é escolher um modelo que se adapte bem ao seu corpo e estilo, para que você se sinta confiante e confortável usando essa peça.

Espero que tenham gostado das tendências de moda para esse outono inverno 2023, lembrando sempre que cada pessoa deve se conhecer, conhecer seu estilo, gostos pessoais e aplicar o que mais combina com sua proposta de imagem.

 

*Caren Greciele é consultora de imagem.