Por: Poliana KovalykCultura

Surungo Campeiro: novo grupo de dança em Guarapuava celebra cultura e tradição gaúcha

Toda comunidade é convidada a participar, de forma gratuita.

28/07/2023por Revista Visual

Há cerca de um mês, uma nova estrela começou a brilhar no cenário das danças gaúchas em Guarapuava: o grupo de danças Surungo Campeiro.

Composto por dançarinos experientes, o grupo tem a missão de preservar e difundir a rica tradição da dança gaúcha, ao mesmo tempo em que busca criar um espaço acolhedor para que todas as pessoas, de diferentes idades, possam vivenciar a cultura e compartilhar o amor pela dança. A iniciativa foi de Samara Cristina e seu esposo Evandro Ribas.

“Eu e meu esposo resolvemos abrir nosso próprio grupo, um lugar onde as pessoas se sintam acolhidas e possam levar seus filhos e família. E também, claro, para mostrar a nossa dança, passar nossa tradição a todos e a todas as idades”.

O Grupo Surungo Campeiro assume o importante papel de difundir a tradição da dança gaúcha, levando-a a todos os cantos da cidade. Com apresentações em festas, eventos culturais e em locais de grande circulação, o grupo busca sensibilizar o público sobre a riqueza de sua cultura e história.

 

Como participar

As aulas do Surungo Campeiro acontecem nas dependências da Escola Municipal Profª Carmen Teixeira Cordeiro, no bairro Batel, todas as sextas-feiras, das 19h30 às 21h30. Toda comunidade é convidada a participar, de qualquer idade, e de forma gratuita.

 

"Nesses ofícios sagrados de gaiteiro e de peão, eu danço as raízes do meu Estado com garra e perfeição".