Surto de doenças é um legado da pandemia de Covid-19?
23/07/2024por Revista VisualNos últimos tempos, países ao redor do mundo têm enfrentado surtos preocupantes de doenças como sarampo, coqueluche, dengue e gripe. Uma análise realizada pela Airfinity em colaboração com a Bloomberg News revelou que, em 44 países ou territórios, pelo menos uma doença infecciosa registrou um surto dez vezes maior em comparação com os números pré-pandemia. Mas qual é a ligação entre esses eventos?
Apesar da aparente coincidência temporal, especialistas indicam que não há evidências diretas de que a pandemia de Covid-19 seja responsável pelo aumento dessas infecções. No entanto, há reflexos claros do impacto da pandemia nos índices de saúde global. Um exemplo é a redução da cobertura vacinal para doenças já controladas. Segundo Alexandre Naime, infectologista e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), "durante a pandemia, devido à disseminação de desinformação, houve uma diminuição na adesão à vacinação, afetando não apenas a vacina contra Covid-19, mas também a cobertura vacinal em geral".
Além disso, o período de isolamento social imposto pela Covid-19 pode ter contribuído para a proliferação de outros vírus, que encontraram menos barreiras de transmissão com a redução dos contatos sociais. No entanto, atualmente, a população está novamente exposta aos diversos tipos de infecções conhecidas, ressaltando a importância contínua das medidas preventivas e da conscientização sobre a vacinação.