Sopas sazonais: delícias para aquecer o paladar na temporada de frio
Descubra novos sabores, experimente receitas caseiras e aqueça-se do frio.
25/05/2023por Revista VisualCom a chegada do frio, a temporada de sopas está oficialmente aberta. É o momento perfeito para saborear uma tigela quente e reconfortante de sopa, seja em casa ou em um restaurante local. Nesta época do ano, muitos restaurantes adicionam novos sabores de sopa ao menu e os supermercados oferecem uma variedade de ingredientes frescos para fazer sopas caseiras.
Além de ser uma opção deliciosa e reconfortante, as sopas também podem ser uma opção saudável e nutritiva, conforme explicou a nutricionista Mayra Lopes.
“São utilizados legumes, hortaliças, carnes e cereais que são considerados alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras que, além de trazer saciedade para o nosso organismo, são ingredientes que trazem benefícios para a nossa saúde”.
De acordo com Mayra, para o preparo das sopas podem ser utilizados alimentos dos grupos dos cereais, como por exemplo, arroz, milho, mandioca, batata ou macarrão. Esses alimentos são fontes de carboidratos, fibras e muitos nutrientes. Também podem ser utilizados alimentos do grupo das carnes, ovos e leguminosas que são fontes de proteínas e vão fornecer mais saciedade. Para isso, pode ser utilizado carne bovina, carne de frango, carne suína, feijão e/ou lentilha.
Para a sua sopa ser ainda mais nutritiva, as hortaliças devem ser utilizadas, pois esses alimentos agregam sabor, textura e muitos nutrientes.
“Podem ser utilizados abobrinha, abóbora, chuchu, berinjela, brócolis, couve-flor, pimentão, tomate e outros que você preferir. Além disso, os temperos como cebola, alho, cheiro verde são indispensáveis, pois o resultado será uma sopa ainda mais saborosa”.
DO GELO AO CALOR
Enquanto o frio toma conta das ruas, o movimento nas sorveterias costuma cair drasticamente. Cristovam Müller Filho, proprietário da Müller Sorvetes e Doces, encontrou uma solução criativa para combater a sazonalidade dos sorvetes: a oferta de sopas.
“Trabalho com sorvetes há 14 anos, era gerente comercial da Gebon. Em 2017 me desliguei e montei a sorveteria aqui em Guarapuava. Na temporada de frio, optamos pelas sopas que têm uma boa aceitação, principalmente pelo clima da cidade, pelo inverno rigoroso e pela cultura”.
Em 2017 Cristovam deu início a essa jornada que se tornaria um verdadeiro sucesso para o estabelecimento.“Esse será o 6º inverno que ofereço sopas e com certeza é meu carro chefe no inverno”.
Para quem quer descobrir sabores e experimentar receitas caseiras, Cristovam aposta em um cardápio que oferece uma variedade de sopas quentes e reconfortantes. “Ofertamos um cardápio semanal com 5 sabores por noite, sendo 4 salgados e 1 doce, que geralmente é a canjica”.