Câmara Municipal de GuarapuavaGuarapuava

Sob comando do Presidente mais jovem da história, Câmara Municipal de Guarapuava comemora 170 anos

A instituição mais antiga do município, que ajudou a moldar o Estado do Paraná, passa por momento de intensas mudanças

16/04/2024por Revista Visual

O plenário lotado acompanhou o Presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes, abrir uma sessão especial. Todos ali buscavam estar presentes durante um marco único na história e política de Guarapuava. A celebração dos 170 anos da Casa de Leis.

A Sessão Solene, realizada no dia 06 de Dezembro de 2023, não estava apenas comemorando as 17 décadas da instituição que através da sua atuação democrática contribui com a  transformação da cidade. Foi simbólico para marcar um período intenso de mudanças.

A cerimônia, que concluiu um ano inteiro com eventos alusivos aos 170 anos da Câmara Municipal, primeira instituição oficial de Guarapuava, celebrou sua história, interligada com a da cidade e do Estado. “Boa parte do Paraná também tem sua relação com essa Casa de Leis. Muitos municípios que existem hoje, eram distritos de Guarapuava. As decisões que impactaram seu desenvolvimento foram tomadas aqui”, explicou o vereador e atual Presidente Pedro Moraes.

 

Digitalização, Selo Diamante de Transparência e Emendas Impositivas

Se por uma lado, a Câmara Municipal viveu um momento especial de comemorações, por outro, viu uma série de mudanças modernizar e avançar os trabalhos dos parlamentares, além de fortalecer a importância do legislativo e a participação das mulheres na política.

O Presidente mais jovem na história da Câmara também buscou rejuvenescer os processos internos. Implementou o programa Câmara 100% digital, levando às Sessões Ordinárias as votações eletrônicas, com  informações de como cada vereador votou dispostas no painel; viu o portal da transparência ser reconhecido com o Selo Diamante pelo Tribunal de Contas do Estado, figurando entre os melhores do Paraná.  Além disso, incentivou o uso do Protocolo Digital, ampliando a sustentabilidade e agilidade na tramitação de proposições.

Outra novidade é que por meio de trabalho político intenso, os vereadores terão um papel ainda mais importante no futuro. Isso acontece por conta das emendas impositivas ao orçamento. “Isso dará  possibilidade de todos os vereadores contribuírem mais diretamente para solucionar o anseio das pessoas”, explicou Pedro Moraes. Essa mudança fará com que as emendas indicadas pelos vereadores sejam incluídas no orçamento do município pela Prefeitura, garantindo a execução do que foi proposto.

 

Hospital do Câncer: uma conquista histórica

Quando o assunto é orçamento, a Câmara Municipal segue sendo um bom exemplo. O Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, um dos mais modernos centros de pesquisa e tratamento oncológico do país tem o ”DNA da Câmara”, como o presidente de seu conselho gestor, Odacir Antonelli, definiu. Foram as sobras do orçamento que possibilitaram o investimento para início das obras. Com o apoio de todos os vereadores e vereadoras, ao longo dos últimos anos, foram mais de 30 milhões destinados ao Hospital do Câncer, que já atende pelo SUS pacientes de toda a região.  “Essa é uma prova que desde o começo encaramos esse desafio com entusiasmo e conscientes de que era possível fazer a diferença para a nossa gente”, refletiu Pedro Moraes.

 

Voz e vez das mulheres

A inauguração da Galeria Lilás, e uma Sessão Ordinária inteiramente comandada por mulheres no mês de março, que se repetirá esse ano, foram fatos que surgiram de algo inédito na história da Câmara: a criação e atuação de uma bancada feminina. “Essas foram formas de reconhecer a importância das nossas vereadoras. É também um símbolo do nosso compromisso com a igualdade de oportunidades e com a abertura à participação de todos e principalmente todas”, concluiu o presidente.