Fonte: Prefeitura de GuarapuavaEsporte

Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava oferece aulas de judô gratuitas

Atualmente, mais de 300 crianças entre 5 e 16 anos participam das aulas que ocorrem em três locais distintos no município.

17/05/2023por Revista Visual

Com o intuito de oportunizar às crianças e adolescentes acesso a uma nova modalidade esportiva, integrando o “Projeto Futuro” desenvolvido no município, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, oferece aulas de judô gratuitas. Ao todo, mais de 300 crianças, entre 5 e 16 anos, participam das aulas que são ministradas em três locais distintos da cidade.

“Conseguir proporcionar estas aulas gratuitas de judô para crianças é motivo de muito orgulho, pois sabemos que praticar esporte é sinônimo de saúde e de vida. Vamos continuar contribuindo ainda mais com esse objetivo”, destacou o prefeito Celso Góes.

“As aulas de judô são extremamente importantes para o nosso esporte local. E isso só conseguimos graças ao incentivo do nosso prefeito Celso Góes que tem um olhar atento para esta área. E graças a todo esse incentivo e investimento, conseguimos desenvolver ótimos atletas e que consequentemente trazem ótimos resultados para Guarapuava”, afirmou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.
 
O curso de arte marcial é oferecido gratuitamente para crianças e adolescentes que residem em Guarapuava. E as aulas são realizadas, atualmente, em três locais: co Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) bairro Morro Alto, para 40 alunos; no Espaço do Cidadão do bairro Primavera, com 15 alunos; e na Escola Total Iná Ribas Carli, bairro Xarquinho, para 270 alunos divididos em 10 turmas.

“Praticar judô vai além de apenas aprender uma nova modalidade esportiva e a lutar, mas também, adquirir mais saúde, qualidade de vida, além de ter a oportunidade de aprender sobre disciplina, comportamento e cidadania”, explicou o Sensei do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro Morro Alto, José de Assis.

“Meu filho foi diagnosticado recentemente com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Ele tinha muita dificuldade de concentração e de aprendizado. Faz só três meses que ele começou a fazer aula e já percebi uma grande evolução no comportamento dele. Além de que, ele se sente mais feliz e motivado em vir para a aula. Então só tenho a agradecer à Prefeitura de Guarapuava e à Secretaria de Esportes por essa oportunidade”, contou S. P. L, mãe do aluno M. L de 6 anos que participa das aulas do CIE.
 
“Minha filha possui diabete tipo 1. As aulas de judô estão sendo muito benéficas para a saúde dela. Já faz um ano e meio que ela pratica. Logo nos primeiros meses, o exame de hemoglobina glicada já apresentava uma melhora significativa. Então fico muito feliz pela oportunidade de ter essas aulas gratuitas, isso sem contar que ela ama”, argumentou Juliano Plavak, pai da aluna Isabela Toledo Pavlak, de 8 anos.
 
“Importante ressaltar que além das aulas serem totalmente gratuitas, também é fornecido aos alunos o quimono e o transporte para as competições. Por isso, além de todo o benefício que a modalidade proporciona, existe este trabalho social que é realizado”, argumentou o Sensei.
 
Para quem ainda deseja inscrever seu filho (a) nas aulas de judô, pode ir diretamente até os locais onde são realizados os treinos e fazer a inscrição. É necessário levar documento de identificação com foto (RG), CPF do pai ou responsável e certidão de nascimento da criança ou do adolescente. As aulas do CIE no Morro Alto, em breve mudarão de local (ainda a ser definido).

 

Confira o dia e horário das aulas, bem como seus respectivos locais:
 
- CIE Morro Alto – segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h30; e terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30 (apenas para alunos de 5 a 8 anos) e das 14h30 às 16h30.
 
- Escola Total Iná Ribas Carli (Xarquinho) – segundas e quartas-feiras, das 12h30 às 16h30.
 
- Espaço do Cidadão Primavera – terças e quintas-feiras, a partir das 13h30.