Foto: ReproduçãoGuarapuava

Projeto realizado na Unicentro busca desenvolver dispositivos para oxigenoterapia clínica e domiciliar

22/11/2024por Revista Visual

“Desenvolvimento de Dispositivos para Automação da Oxigenoterapia Domiciliar” é um dos projetos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) contemplados na Chamada Pública 23/2023 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e/ou Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. O trabalho, coordenado pelo professor Valdirlei Fernandes Freitas, do Departamento de Física, iniciou em 2019 e tem como objetivo “Desenvolver um dispositivo automatizado para oxigenoterapia clínica/domiciliar, ajustando o fluxo de oxigênio de acordo com a saturação de oxigênio no sangue dos pacientes”, explica o professor. “Com uma plataforma online, profissionais de saúde poderão monitorar remotamente a evolução do tratamento e comunicar-se diretamente com os pacientes. O projeto também prevê acessórios sem fio para acompanhamento de sinais vitais, ampliando a segurança e a eficiência do atendimento”, completa.

De acordo com o professor, até agora, já foram alcançados resultados promissores. “Até o momento nós já desenvolvemos e testamos os primeiros protótipos. Os testes foram realizados e demonstraram viabilidade técnica para o desenvolvimento de um produto final. Atualmente, estamos melhorando os dispositivos de controle e desenvolvendo novos periféricos, como o sensor de oxigenação sanguínea sem fio, odômetro monitor de passos e o condutor de cilindro de oxigênio automático”, compartilha Valdirlei.

A aprovação do projeto na chamada pública, avalia o professor, pode garantir mais tempo de dedicação à pesquisa além de premiar os pesquisadores. “A viabilidade financeira permite a dedicação de mais tempo e foco ao projeto por parte dos pesquisadores contemplados e com isso o projeto é impulsionado. Além disso, o programa de bolsas premia os projetos e não somente os bolsistas. Por isso, esse é um importante reconhecimento do estado para o trabalho que estamos realizando, traz visibilidade e credibilidade ao projeto”, destaca.

Além do professor Valdirelei, outros professores da Unicentro também foram contemplados pelo programa: Carla Luciane Blum (Deped); Daiana Novello (Denut); Edson Santos Silva (Delet); Geyso Dongley Germinari (Dehis); Juliane Sachser Angnes (Desec); Maria Cleci Venturini (Delet); Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira (Delet); e Sueli Pérsio Quinaia (Deq).

 

Matéria: UNICENTRO