Por: Revista Visual | Fotos: Arquivo pessoalAgro

Prêmio Visconde de Guarapuava: Dr. Esperidião

O médico veterinário Esperidião Barbosa da Silva foi figura essencial para a Galpão do Boiadeiro.

29/06/2023por Revista Visual

Há quase 27 anos, Esperidião Barbosa da Silva e Maria Alice Trevisan da Silva fundaram a agropecuária Galpão do Boiadeiro, empresa referência no mercado agropecuário em Guarapuava. Mas essa história já começou antes disso.

Em 1973, Esperidião fundou a primeira clínica veterinária de Guarapuava, a Casa Agroboi, juntamente com seus amigos Zeno Albert e Nery de Paiva, três gaúchos recém-formados em Medicina Veterinária que decidiram empreender no ramo.

Esperidião veio para Guarapuava junto com o 26° GAC, e então decidiu permanecer na cidade. Alguns anos depois, o veterinário vendeu sua parte da Casa Agroboi e, junto com sua esposa Maria Alice, sua filha Juliana Trevisan Barbosa da Silva e seu amigo Ilvo Balena, montou sua própria agropecuária, a Galpão do Boiadeiro.

A divisão de tarefas da empresa foi o que fez a Galpão do Boiadeiro se adaptar bem às necessidades do mercado da cidade, com Juliana na parte administrativa, Ilvo com a área técnica e Esperidião no segmento veterinário.

Infelizmente, o Dr. Esperidião nos deixou no dia 24 de maio de 2021 com seus 87 anos, por causa da Covid-19. Porém, a memória que o veterinário deixou para toda a cidade foi de uma pessoa singular e impressionante. Ele admirava muito a história, principalmente a do Rio Grande do Sul. Ele guardava nomes, datas, acontecimentos de cada fato e gostava muito de ensinar e repassar seus conhecimentos para outras pessoas. A sua bondade e sabedoria jamais serão esquecidas por quem teve o privilégio de acompanhá-lo durante a vida.