Prêmio Visconde de Guarapuava: a vereadora mais votada na história do município
Maria José Mandu foi durante duas décadas a maior representante feminina no legislativo de Guarapuava.
15/05/2023por Revista VisualInserida no meio da saúde desde 1993, Maria José Mandu ingressou na política no ano de 2000, já tendo em mente o que era necessário para conquistar mudanças, entendendo que era fundamental a participação feminina nesse processo.
A trajetória de Maria José dentro do legislativo foi pautada na sua efetiva participação em debates significativos para Guarapuava, como a implantação da UTFPR em 2011, a construção do Hospital Regional, a implantação dos cursos de Medicina e a criação do Complexo Câncer Center. Além de inúmeros projetos, como: o de Atenção Materno Infantil, que objetiva a prevenção da mortalidade materna e infantil; o que cria a Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência; o que instituiu o Fundo Municipal da Mulher e dos Direitos do Idoso; o de criação do Banco de Leite Humano; o Diploma Mulher Cidadã; a Campanha Solidária de Arrecadação de Cartelas Vazias de Medicamentos (blisters), dentre outros.
EXEMPLO E INSPIRAÇÃO
Toda a jornada da ex-vereadora serviu de estímulo para diversas mulheres que ingressaram no meio durante os últimos 20 anos. Além das conquistas dentro da área legislativa, Maria José também foi a primeira mulher e enfermeira a ocupar o cargo de Secretária Municipal de Saúde de Guarapuava e também como Diretora da Regional de Saúde. Dois anos após se aposentar do meio legislativo e da saúde, a enfermeira foi convidada pelo Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, para assumir o cargo de Diretora Executiva do novo Consórcio de Saúde da 5ª Regional (CIS 5ªRS).
Toda sua trajetória no meio legislativo e na saúde do município contribuíram para que Guarapuava desenvolvesse a representatividade feminina em cargos públicos que tem hoje.
“Foi um desafio muito grande, pois estar num espaço dominado pela maioria dos homens não é nada fácil. Estudei muito, me dediquei à função, buscando fundamentar todas as minhas ações dentro do Parlamento Municipal. Busquei e tive muito apoio da comunidade, em especial de mulheres, nos debates de interesse coletivo. Passei por mandatos onde tinha apenas uma mulher lá dentro, em outros eram duas, mas sempre unidas em defesa dos direitos das mulheres e da comunidade”.
A influência do trabalho de Maria José trouxe grande impacto para a administração de Guarapuava. Hoje, a cidade tem equidade nos cargos de liderança dentro do paço municipal. Uma cidade 50/50. O poder legislativo conta hoje com o dobro de cargos femininos quando comparado ao último mandato. “Esse é um grande avanço! As mulheres estão cada vez mais sendo valorizadas e mais do que ocupando espaços, elas estão transformando-os para melhor. Assim como fui motivada por histórias de mulheres que me antecederam, acredito que também deixei a minha marca dentro de todos os cargos que ocupei e sempre procurei incentivar outras mulheres a enfrentarem esse desafio de contribuir com sua forma diferenciada de fazer política, se somando aos homens em igualdade, para construirmos uma sociedade mais justa e com resultados mais eficientes. Tenho certeza que as mulheres que hoje estão à frente das Secretarias Municipais, como as vereadoras da atual gestão, e todas as outras que ocupam espaços em diversos setores, estão contribuindo e escreverão uma linda história para Guarapuava e toda população”, finaliza.