Geral

Onde a voz encontra suas raízes: o álbum Roda da Vida e a brasilidade de Bruna Thimoteo

A cantora celebra sua trajetória com show marcado em Guarapuava para o dia 20 de setembro com entrada gratuita.

02/09/2025por Revista Visual

Em uma aula comum de Arte no ensino fundamental em um colégio de Guarapuava, um talento foi descoberto: a habilidade e sensibilidade para o canto de Bruna Thimoteo. A professora Kerli se encantou com a pequena e a inseriu no mundo das artes, iniciando assim uma trajetória marcante e atualmente em ascensão. Morando em Curitiba, Bruna retorna para Guarapuava para um evento importante em sua vida, o show de estreia do seu primeiro álbum intitulado “Roda da Vida”, no dia 20 de Setembro, às 20h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. A entrada é gratuita, a classificação é livre e os ingressos podem ser adquiridos pelo link. Além do show, também haverá uma oficina de Percussão Brasileira com a Djankaw Kilombola, no CEU das Artes - Anfiteatro Rua Judite Bastos de Oliveira, 174 Jardim das Américas, com inscrição gratuita.

Trajetória na música e primeiros trabalhos

Após o incentivo da professora de Arte e da família, Bruna adentrou no mundo da música e, conforme crescia, se apaixonava mais ainda. Ela fez parte de corais da igreja, cantou em bares com voz e violão, participou de eventos e peças com o Centro de Artes La Bayadère e, após alguns anos, se mudou para Curitiba para construir sua carreira musical, onde reside até os dias atuais. O apoio e incentivo de tantas peças importantes na sua vida, trazem força para que ela continue na caminhada e espalhe seu talento para cada vez mais pessoas.

Bruna Thimoteo e a Música Popular Brasileira

Todo artista possui inspirações que fazem seu coração bater com mais amor. A Música Popular Brasileira é a influência mais forte no trabalho de Bruna, onde a paixão veio muito cedo: quando criança ouvindo sua mãe cantar Djavan e Gilberto Gil, e na fase adolescente em busca de novos artistas para acompanhar. “Eu lembro do dia que descobri Chico Buarque, aquilo explodiu minha cabeça. Eu baixei a discografia inteira dele, mergulhei naquilo e fiquei muito encantada com a música brasileira. A partir disso fui descobrindo outros como Milton Nascimento e Maria Bethânia. Então veio o Jorge Ben também e o Dorival Caymmi. Toda essa galera velha guarda da MPB me influencia demais, sou muito grata a eles e sou muito orgulhosa de ser brasileira e tê-los como meus conterrâneos”, compartilha.

Além disso, Bruna também é estimulada pelos ritmos afro-brasileiros. Atualmente, ela estuda Maracatu no Grupo Aroeira, em Curitiba, e suas composições trazem inspirações da cultura popular. Por outro lado, a paixão pela cultura brasileira e as vivências no interior, com a música sertaneja e gaúcha, são algumas das muitas referências que influenciam sua forma de fazer música. Mesmo inspirada pelo MPB, suas músicas ainda possuem, de forma sutil, um pouco da experiência interiorana. 

Desafios, produção e mensagem: o processo de criação do álbum Roda da Vida

Com uma produção incrível e baseada na Música Popular Brasileira, o nome do álbum Roda da Vida foi inspirado em uma canção composta junto ao cantor, compositor, produtor musical e também companheiro de vida da Bruna, Renan Otah. “O nome dessa música é Roda da Vida. Na época que a gente compôs, foi durante a pandemia, que foi uma época que mudou muito a roda da minha vida. Ela tinha uma letra mais triste no começo, quando eu escrevi o projeto, e agora no álbum ela está muito mais alto-astral e resolvida, assim como eu. Então é essa roda que gira o tempo inteiro, que às vezes a gente está bem, às vezes a gente não está, mas que podemos aprender a entender essa felicidade dentro dessa roda, que tem um fluxo constante durante a vida. E isso inspirou o nome do álbum e essa música é a última faixa dele”, destaca a artista.

O Roda da Vida foi composto logo quando a cantora se mudou para Curitiba, durante a pandemia. “Eram coisas que eu estava sentindo e precisava expressar de alguma maneira, e aí eu escrevia. E a gente (Bruna e Renan) teve bastante tempo dentro de casa para conseguir sentar e escrever essas canções. Como moramos juntos, foi um processo bem natural, bem gostoso de composição. E duas das músicas foram compostas esse ano e entraram no álbum também”, comenta. A parceria com Renan vai além da vida, por isso essa companhia ajudou os artistas na arte de compor e também na produção do álbum por inteiro.

O processo de criação e produção de um álbum não é nada fácil, são muitos os desafios que podem ser encontrados no meio do caminho; por isso, é necessário persistência e uma rede de apoio para que a manivela da inspiração continue rodando. Para Bruna, o maior desafio é se desligar um pouco da parte artística para poder lidar com as questões técnicas. “Para mim, por exemplo, é muito simples ir para o estúdio, compor uma música, cantar e estudar. Isso é genuíno, acontece naturalmente. Mas a parte de questões práticas, produção executiva e questões burocráticas, é tudo muito complexo para a minha cabeça”, compartilha. 

Outro desafio criativo é conseguir condensar as coisas, pois às vezes são tantas ideias e nem todas se encaixam no trabalho a ser produzido, então o preparo e a organização da linha narrativa de um álbum pode ser difícil, mas é de muito aprendizado, tanto na parte criativa quanto na executiva. Mesmo em meio a esses desafios, Bruna e Renan conseguiram produzir algo que se orgulham e se realizam, e a obra está prevista para ser lançada em setembro deste ano de 2025.

Tentando entender o fluxo da vida e o sentimento de integração que carrega no peito, o álbum traz a reflexão sobre como a vida é e como a vivemos, tudo de uma forma leve. “É uma mensagem de afeto, de celebração da vida e de questionamento também da forma como a gente vive, e com aquilo que eu acredito ser importante”, ressalta a cantora. A obra traz músicas com questões de ancestralidade brasileira, a vida da artista e sua relação com ela a partir de seus valores, a natureza e o fluxo que a roda gira o tempo todo. Além da maneira como a cantora se entende no mundo como uma mulher brasileira e parda.

A faixa principal do álbum se chama “O Mundo é seu”. A canção foi uma das últimas a entrar no projeto e é uma afirmação diária para que todos se lembrem que é possível viver nesse mundo, ser feliz e celebrar. “Eu acho que essa é uma das faixas mais especiais para mim”, compartilha.

A turnê do Roda da Vida e a cidade de Guarapuava na rota de shows

Com todo o trabalho pronto e bem estruturado, a ansiedade para o lançamento e os shows é grande e a cantora não vê a hora de apresentar sua obra para o mundo. Os ensaios são intensos e contínuos, tudo para entregar o melhor de si para o público e continuar encantando a todos por onde passa. “As pessoas podem esperar do show um momento de conexão, de celebração, uma possibilidade de encantamento, sabe? Você tá ali inteiro curtindo aquilo, se entregando, com uma banda incrível que está me acompanhando, são musicistas maravilhosos e pessoas ótimas no que fazem. Eu estou muito feliz de estar sendo acompanhada por essa banda e celebrando a nossa cultura”, destaca.

A artista pretende circular pelo Paraná e Brasil com sua turnê pelos próximos anos, a fim de levar essa mensagem para o mais longe possível e alastrar sua carreira. Além disso, pretende lançar videoclipes das canções, ampliar o repertório e ter o reconhecimento nacional. 

Os primeiros shows serão em Curitiba e Guarapuava, ambas no Paraná. Curitiba, sua cidade atual que a acolhe diariamente, e Guarapuava, cidade natal, onde cresceu e iniciou a carreira. A escolha pela cidade natal é uma forma de agradecimento, principalmente àqueles que a impulsionaram a ser artista, como os professores e as pessoas que a olharam com afeto e calma e a incentivaram nessa trajetória. “O que me inspirou a me apresentar em Guarapuava foi o desejo de agradecer e de retornar à cidade aquilo que me foi presenteado, aquilo que me foi dado. É o lugar que me viu nascer e crescer. É o lugar que me ajudou a ser quem eu sou também”, finaliza.

O show em Guarapuava será no dia 20 de Setembro, às 20h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pelo link.

O álbum Roda da Vida é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná, com apoio da Copel e da Empório Dental.