Novembro Azul: SURG promove ação de conscientização ao câncer de próstata para colaboradores
26/11/2024por Revista VisualNa tarde da última sexta-feira (22), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava (SURG), promoveu uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, tema abordado durante todo o mês de novembro.
“O Novembro Azul é mais que uma campanha, é um alerta sobre a necessidade de cuidar da saúde. A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas, e ações como essa, dentro das empresas, são essenciais para garantir o bem-estar e a saúde da população, especialmente dos trabalhadores de Guarapuava”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Mais de 130 colaboradores estiveram presentes para acompanhar a fala do médico urologista Marcelo de Campos Lima, formado pela Universidade Federal do Paraná, e que atua na área, em Guarapuava, há 19 anos.
“A gente já fala sobre Novembro Azul, sobre as doenças da próstata há muito tempo. As pessoas já têm um certo grau de conhecimento, mas a pessoa está envolvida no seu dia a dia, ela está no trabalho, fazendo suas atividades diárias e ninguém na roda de amigos fica conversando muito sobre doença, sobre fazer exame. Vai ao médico quando está sentindo alguma coisa”, comentou.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
“Esse olhar humano que temos na SURG é fundamental no dia a dia do colaborador. Durante toda a nossa gestão, esse foi o nosso diferencial, sempre pensando não só na produtividade, mas sim nas condições de trabalho dos colaboradores e na saúde deles: saúde física e saúde mental. Na SURG, a gente não é só companheiro de trabalho, a gente é amigo também. E, sem dúvidas esse olhar humanizado para o profissional, não como uma máquina, mas sim como um ser humano, faz a diferença na vida dessas pessoas”, completou o diretor-presidente da SURG, Halmuth Brandtner.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.
“Sabemos que as campanhas de saúde são iniciativas para chamar atenção para algum tema e muitas vezes lembrar as pessoas sobre o cuidado com a saúde. Fazer essas palestras nas empresas é uma ação bem importante, porque ela entra como uma ação de educação em saúde, que visa promover realmente a conscientização, o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Muitas vezes é somente no trabalho, através dessas palestras, que as pessoas terão contato com esses temas, especialmente palestras como esta de saúde do homem, de prevenção do câncer de próstata. São temas importantes de serem trabalhados, principalmente pelo tabu que existe sobre o tema. O público masculino é mais resistente em ir ao médico, então este é um espaço para eles tirarem dúvidas. E também para incentivar o cuidado com a saúde e a prevenção de doenças”, finalizou a psicóloga da SURG, Nayele Brandelero.
Texto e Foto: SECOM