Guarapuava

Leila Pires exemplifica o espírito de liderança e empreendedorismo em Guarapuava

25/06/2024por Revista Visual

Com uma trajetória brilhante e repleta de conquistas, Leila Pires é exemplo de determinação e empreendedorismo. Sua história começou na BV Financeira, onde se destacou como pioneira em financiamentos nas lojas de veículos, trabalhando em parceria com lojistas de Guarapuava e região para proporcionar o tão sonhado primeiro carro. Alcançou destaque e foi premiada com um veículo 0km por estar entre os 10 colaboradores que mais realizaram financiamentos em todo o Brasil e saber que consegui isso numa cidade menor que as capitais.

Resiliência e determinação nunca lhe faltaram para enfrentar desafios ao longo de sua jornada empreendedora. A exemplo de outros empresários, ela também teve seus percalços, como quando decidiu deixar o banco e ingressar no ramo de veículos, mas se deparou com mudanças políticas que resultaram no fechamento de várias lojas do setor. “Para mim, desistir nunca foi e nunca será uma opção”.

Não satisfeita em atingir o sucesso em uma área, ela investiu em sua paixão pela gastronomia. Com dedicação e visão, tornou-se proprietária de dois renomados restaurantes, conquistando o paladar dos guarapuavanos com pratos únicos e experiências gastronômicas.

Essa experiência trouxe novas conquistas: professora e coordenadora do curso de Gastronomia da Uniguairacá, onde compartilhou seu conhecimento e inspirou futuros talentos da cozinha. Também deixou sua marca na Secretaria de Turismo ao liderar o projeto inovador das cervejarias locais. “Foi um momento muito importante para mim, como profissional, estar à frente desse grande projeto que contribuiu com a certificação dos cervejeiros de Guarapuava, hoje fico muito orgulhosa com muitas cervejarias em nossa cidade e os prêmios que recebem nos concursos brasileiros e internacionais.”.

Ainda na Secretaria de Turismo, com a equipe da Secretaria, foi uma das responsáveis pelo Congresso Internacional de Turismo Religioso, evento que voltou os olhos do mundo para Guarapuava, reunindo palestrantes e representantes de mais de 20 países. Um dos temas de destaque para Leila foi o "Caminho de Santiago de Compostela" (Espanha), cujo palestrante acabou sendo jurado do concurso gastronômico. Sim! Após o Congresso Internacional teve o Inverno Gastronômico. Um desafio vencido com sucesso por Leila, equipe e parceiros.

Há três anos, com outros visionários do setor alimentício, Leila foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) em Guarapuava, entidade que ganha destaque pelos seus eventos incríveis, como o renomado Guarapuava Gastronômica, reunindo amantes da boa comida e valorizando a rica culinária local.

Além de sua dedicação ao trabalho e aos negócios, Leila também desempenha um papel fundamental em sua casa, como a maioria das mulheres, equilibrando as responsabilidades do lar com suas atividades profissionais. Mesmo assim, sempre encontra tempo para se dedicar à família, sendo mãe e desfrutando da gratificante experiência de ser avó. “Minha família é meu pilar. Sempre nos apoiamos e compartilhamos decisões importantes”


A capacidade de Leila em conciliar múltiplos papéis reflete não apenas sua força interior, mas também a importância dos laços familiares e do apoio mútuo nas conquistas e nos momentos desafiadores. Sua história inspiradora nos lembra que, com determinação e amor, podemos superar qualquer obstáculo e alcançar nossos sonhos mais grandiosos. E como ela mesmo diz: “Que venham novos desafios, estou pronta!”