Com informações: rodoviariaonline.com.br/blogCultura

Junho: temporada das festas juninas traz alegria e tradição

Com raízes históricas e religiosas, essa festividade combina elementos folclóricos, gastronomia típica e muita animação.

05/06/2023por Revista Visual

No mês de junho, o país inteiro se transforma em um animado arraial. Essa é uma das mais tradicionais celebrações culturais do país. É tempo de usar trajes típicos, dançar quadrilha, aproveitar as brincadeiras e, claro, as comidas.

As festas juninas têm origem nas comemorações europeias ligadas ao solstício de verão, trazidas pelos colonizadores portugueses e espanhóis. No Brasil, elas foram incorporadas à cultura local e ganharam elementos das tradições indígenas e afro-brasileiras, tornando-se uma festividade única.

O principal objetivo das festividades deste mês é homenagear os seus santos: Santo Antônio (o santo casamenteiro, que é comemorado no dia 13), São Pedro e São Paulo (homenageados no final do mês, dia 29) e o santo mais festeiro do calendário: São João.

Os eventos são marcados por danças folclóricas, como a quadrilha, que representa o casamento caipira, e a dança de fitas, em que os participantes formam uma roda e entrelaçam fitas coloridas. As pessoas se vestem a caráter, com trajes típicos, como vestidos xadrez, chapéus de palha e camisas quadriculadas, trazendo um clima de nostalgia e alegria.

Além das danças, as festas juninas são famosas por sua culinária especial. Pratos como o milho cozido, canjica, pamonha, pipoca, pé-de-moleque e o tradicional bolo de milho são presenças garantidas nas festividades. As barracas de comidas típicas são montadas nos arraiais, oferecendo aos visitantes uma experiência gastronômica rica em sabores e aromas.

Outro destaque são as tradicionais fogueiras. Além de simbolizarem o solstício de inverno, elas também representam o encontro das comunidades, sendo locais de confraternização e diversão. As fogueiras são acesas à noite, quando as pessoas se reúnem ao seu redor para cantar, dançar e apreciar o espetáculo.

 

CONHEÇA AS 5 MAIORES FESTAS JUNINAS DO BRASIL

 

1- Festa Junina de São João de Caruaru Pernambuco

As quadrilhas têm mais de 4 mil participantes, entre as danças com comidas típicas, forró e desfiles. Começa em maio e vai até o final de junho.

 

2- Bumba Meu Boi, São Luís

A mais tradicional do folclore maranhense, do dia 13/06 ao dia 30/06 as ruas lotam com bois coloridos e grupos contando a história de Catirina e seu marido que precisam ressuscitar o boi que mataram.

 

3- São João, Aracaju

A festa não para nesse mês, ao som de muito forró as pessoas se juntam para comemorar no centro e na orla de Aracaju, com apresentações de grandes artistas.

 

4- Festa de São João em Campina Grande (PB)

Popularmente conhecida como o “maior São João do mundo”, ocupando todo o espaço da praça Parque do Povo. Contando com música, quadrilhas, pratos típicos, entre os dias 6 de junho até 6 de julho, mas é no dia 24 de junho o maior movimento.

 

5- Encontro Nacional de Folguedos, Teresina