Fonte: Prefeitura de GuarapuavaSaúde

Guarapuava promove 1º Simpósio Nacional sobre HIV/AIDS

O evento será nos dias 25 e 26 de maio e tem como tema: “A vida vai muito além de um diagnóstico”.

22/05/2023por Revista Visual

Com o tema “A vida vai muito além de um diagnóstico”, nos dias 25 e 26 de maio a Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promove o 1º Simpósio Nacional sobre HIV/AIDS. O evento será no Teatro Municipal Marina Karam Primak.

A enfermeira do SAE e coordenadora do Simpósio, Angela Maria de Camargo, falou da importância do evento de nível nacional para o município, uma vez que Guarapuava foi a primeira cidade brasileira a eliminar a transmissão vertical do HIV e da sífilis na última década. O feito rendeu um prêmio ao município, concedido pelo Ministério da Saúde.

“Um dos resultados mais importantes do trabalho do SAE em Guarapuava é sobre o prêmio do Ministério da Saúde recebido em Brasília. Nosso município foi o primeiro do país que comprovou a eliminação da transmissão vertical do HIV e da sífilis na última década. Este trabalho rendeu dois selos de reconhecimento em nível nacional, o que é muito importante e mostra que estamos agindo de forma correta, tanto na prevenção quanto no tratamento dessas doenças”.

A enfermeira reforça que as conquistas do município geram desafios e, por isso, a realização do Simpósio. Ela reitera que um evento como este, de grande magnitude, tem a capacidade de mostrar para todas as pessoas que é possível desenvolver um trabalho bem feito mesmo ante as dificuldades que surgem no percurso.

“É frente a estas conquistas e desafios que o SAE Guarapuava irá realizar o I Simpósio Nacional de HIV/AIDS. Durante dois dias, vários profissionais de saúde e pesquisadores do Brasil falarão sobre os desafios da adesão ao tratamento, os impactos da PREP (Profilaxia pré-exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) na prevenção ao HIV, bem como, os processos de resiliência das pessoas que convivem com o HIV, trocas de experiências sobre o tratamento e prevenção ao HIV/AIDS”.