Fonte: Prefeitura de GuarapuavaGeral

Guarapuava é destaque nacional no Anuário da Cerveja do Brasil

Ao todo, 11 cervejarias da cidade detêm a fatia de 2,8% do mercado nacional da bebida que é símbolo do Brasil.

11/07/2023por Revista Visual

Em uma onda crescente e constante de desenvolvimento, mais uma vez Guarapuava é destaque no cenário nacional como uma das maiores produtoras de cerveja do país.

Publicado recentemente, o Anuário da Cerveja, com dados de 2022, destaca que há no Brasil, 722 municípios com pelo menos uma cervejaria. Isto, conforme a média, uma em cada oito cidades possui uma fábrica da bebida que é símbolo nacional.

Neste contexto, Guarapuava, com onze cervejarias, abarca a fatia de 2,8% da produção nacional, o que representa uma grande fatia de mercado, conforme os especialistas no assunto.

“Guarapuava figurar no Anuário da Cerveja em nível nacional, com quase 3% da fatia de mercado, é motivo para muita comemoração. Nossos investidores acreditam no potencial do setor e, diariamente, notamos um crescimento extremamente importante na fabricação de cerveja no município. Somos consolidados como a capital da cevada e do malte. A industrialização dos produtos aqui mesmo reflete no aumento da renda e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, declarou o prefeito Celso Góes.

Para a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, a publicação confirma o município como um dos grandes polos de desenvolvimento no Estado. Ela cita a participação em eventos de nível nacional como uma vitrine capaz de inserir a cidade em cenário de destaque em diversos setores, neste caso, no contexto cervejeiro.

“São muitos os eventos que destacam Guarapuava em diversos setores. De 31 de maio a 2 de junho deste ano participamos da 18ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O evento nacional foi uma porta de entrada do nosso município, principalmente para o turismo, com destaque para as cervejarias. Muita gente visita a cidade e leva as melhores referências para suas casas. Este ano, em especial, destacamos no evento o setor cervejeiro, que está qualificado para recepcionar a todos que desejarem conhecer e, com certeza, se apaixonar por nossa cidade”, falou Katriane.

 

SOBRE O ANUÁRIO

A publicação nacional atende às políticas de transparência e difusão do conhecimento gerado a partir de dados públicos. O documento institucional mostra as estatísticas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), relativos ao registro de estabelecimentos e produtos junto a este órgão, bem como de importação e de exportação.

Para chegar aos resultados, a equipe que edita o Anuário da Cerveja consultou órgãos como o Sipeagro (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários) e o Sipe Oraflex (Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos).

Como fonte das informações referentes à importação e exportação de cerveja, foram consultados o Agrostat (Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro) e o Portal Único gov.br.

Os critérios adotados para normalização e tratamento dos dados foram:

  • Contabilizados os estabelecimentos elaboradores de cerveja e produtos com a denominação “cerveja” com registro válido no ano de 2022;
  • Desconsiderados registros realizados após 2022, tanto de estabelecimentos como de produtos, por estarem fora do período de abrangência;
  • Desconsiderados registros vencidos em 2022;
  • Desconsiderados estabelecimentos registrados no Sipeagro contendo no seu escopo previsão de elaboração de cerveja, porém sem produtos registrados;
  • Desconsiderados os estabelecimentos exclusivamente importadores e exportadores de cerveja;
  • Para o cálculo da densidade cervejeira foi considerado o documento “Estimativas da População Residente no Brasil e Unidades da Federação com Data de Referência em 1 de julho de 2021” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para o ano de 2021.