Revista

Gralha Azul: turismo sustentável que valoriza pessoas, cultura e natureza

O projeto idealizado por Mauricio Pilati conta com trilhas em meio à mata nativa, visitas a cachoeiras e muito mais.

05/11/2025por Revista Visual

No coração do Paraná, o município de Turvo desponta como um dos polos emergentes do turismo de base comunitária no Brasil. Entre paisagens deslumbrantes, tradições preservadas e comunidades acolhedoras, a região encontrou no Projeto Gralha Azul – Turismo e Aventura uma forma inovadora de unir preservação ambiental, valorização cultural e geração de renda sustentável.

Idealizado por Mauricio Pilati, o projeto conta com trilhas em meio à mata nativa, visitas a cachoeiras e cavernas, atividades de aventura, hospedagem em pousadas, chalés ou áreas de camping, além da imersão nas histórias das comunidades indígena e quilombola, compõem o leque de experiências oferecidas.

O reconhecimento do modelo de gestão colaborativa veio além das fronteiras nacionais. Em 2020, o Gralha Azul recebeu o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) como a melhor iniciativa de geração de renda da América Latina e Caribe, em um concurso que contou com mais de 600 projetos inscritos. 

O retorno mais valioso, no entanto, vem dos visitantes. Cada experiência vivida em Turvo é um convite à imersão na cultura local, na culinária típica e nas manifestações tradicionais, em um ambiente de contato genuíno com a natureza.

O projeto facilita o contato e os agendamentos, reforçando o papel de Turvo no cenário do turismo sustentável brasileiro. Uma prova de que é possível crescer valorizando a cultura, protegendo o meio ambiente e promovendo o bem-estar das comunidades locais.