Foto: ReproduçãoCultura

Glassy: o grupo de K-pop que está conquistando espaço e cena

13/11/2024por Revista Visual

O Glassy é um grupo de cover de K-pop que surgiu em 2022, a partir da paixão pela cultura coreana e pela ideia de fazer apresentações públicas de dança - o que é conhecido como K-pop in Public. A história do grupo começou de forma espontânea e sem grandes pretensões, com Ana Clara de Araujo, líder do grupo junto com a Isabela Ferreira Perredo, convidando amigas da faculdade, que também compartilhava do mesmo gosto musical, para colocar o projeto em prática. No início, o grupo não tinha nem nome definido, e muito menos um formato estabelecido, mas o desejo de dançar e compartilhar o K-pop com outras pessoas foi o suficiente para dar o primeiro passo.
Os primeiros desafios foram justamente a formação do elenco. Sem audições formais, começaram a convocar pessoas do círculo de amizades que, sabiam, também eram fãs de K-pop, e assim chegando num grupo fixo de cinco integrantes. As primeiras apresentações foram tímidas, mas marcantes, com o grupo performando em uma escola, a convite da diretora; e na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no evento Siepe. Apesar de um início um tanto incerto, o grupo conseguiu se estabilizar com cinco integrantes.


Entre 2022 e 2023, o Glassy passou por diversas transformações. A dinâmica do grupo foi moldada aos poucos, com a criação de uma identidade visual, um nome (inspirado na ideia de que todos os membros da época usavam óculos, o que levou à criação do nome "Glassy", mas além do jogo de palavras, também a ideia de ser um grupo que olha para o futuro e busca sempre a evolução.) e a inauguração do Instagram, onde passaram a compartilhar suas experiências e divulgar seu trabalho. Contudo, o sonho de realizar o K-pop in Public ainda não tinha sido concretizado.


Em 2023, o grupo passou por reformulações com a saída e entrada de novos membros, e essa dinâmica trouxe novas energias e possibilidades. Foi o ano em que o Glassy conseguiu uma importante parceria com o GorpaGeek, evento que marcou a estreia do grupo no palco com a apresentação de "Antifragile", do grupo Le Sserafim. Além disso, o Glassy também teve a oportunidade de montar um stand de Random Play Dance, uma atividade interativa com o público onde os participantes dançam ao som de músicas K-pop aleatórias. A visibilidade proporcionada pelo evento foi um marco importante para o Glassy, resultando em um aumento significativo no número de pessoas acompanhando as redes sociais do grupo.


Já em 2024, o grupo se expandiu e consolidou ainda mais. Duas audições foram abertas para novos membros, e a primeira delas foi marcada por uma apresentação de "Fancy", do TWICE, no Fedagin, Festival de Dança e Ginástica da Unicentro. A experiência foi extremamente significativa para muitos dos participantes, que tiveram sua primeira oportunidade de se apresentar em público, e o grupo se ampliou com novas integrantes.


A segunda audição trouxe uma grande mudança na dinâmica do grupo: com 15 membros, o Glassy começou a se dividir em units, onde cada grupo de dançarinas passou a ensaiar e apresentar coreografias diferentes. Foi também nessa fase que finalmente o projeto K-pop in Public saiu do papel, com três vídeos já gravados e a promessa de novos conteúdos em breve. O grupo também foi convidado a se apresentar em eventos em Pinhão e mais uma vez no GorpaGeek, além de continuar com o stand de K-pop.


Um dos momentos mais especiais para o Glassy foi a participação na competição Jinrou, em Cascavel, um evento de K-pop onde o grupo competiu com três solos: "ABCD", de Nayeon; "Armageddon", do aespa; e "Closer", de Jihyo — além de uma apresentação em grupo com a coreografia de "GingaMingaYo", do Billlie. A experiência foi extremamente enriquecedora, com o grupo recebendo feedbacks dos jurados, que indicaram caminhos para aprimorar a técnica e a performance.

Os integrantes do grupo são, em sua maioria, pessoas com mais de 18 anos, muitas delas estudantes universitários ou já formados em áreas como Comunicação, Biologia, Medicina Veterinária, Computação, Psicologia, Pedagogia, entre outras. Essa diversidade de formações e vivências é o que torna o grupo único e multifacetado, com cada membro contribuindo de maneira distinta para o sucesso do Glassy — seja na criação de conteúdo, edição de vídeos, produção de roupas, ou até mesmo na montagem e cuidados dos figurinos.


Hoje, o Glassy é mais do que um simples grupo de K-pop — é um coletivo que transmite sua paixão pela dança, pela cultura coreana e pelo trabalho em equipe, conquistando o seu espaço e deixando sua marca no cenário cultural. Com planos de expandir ainda mais seus horizontes, o grupo segue firme em sua trajetória, sempre em busca de novos desafios e oportunidades para crescer. O Glassy segue com novos projetos e se prepara para mais uma apresentação no Fedagin, em novembro, além de expandir seus horizontes com novas competições e viagens.

 

Integrantes do Glassy:
Ana Clara de Araujo
Barbara Jhiuliana Ramos
Brenda Luana Rocha
Danton Pedro Aurélio Cosa    
Gabriella de Lima Geffer
Helena de Oliveira
Isabela Ferreira Perredo
Isabella Lemes de Ramos 
Kamily Paixão Rocha
Karolina de Deus Rocha
Letícia Iastrenski
Littiê Gabrielly Rodrigues dos Santos
Marcela Aparecida Fernandes de Araújo
Maria Eduarda de Amorim Cuba
Reidiny Hayla Albini Schreiner Paz