Fonte: Prefeitura de GuarapuavaGuarapuava

Festival de Cervejas de Inverno movimentou Guarapuava no fim de semana

Durante dois dias o festival contou com shows, atrações diversas e, claro, muita cerveja.

17/07/2023por Revista Visual

O Festival de Cervejas de Inverno (Fecin), maior festival de cerveja de inverno da região centro-sul do estado do Paraná, movimentou Guarapuava no último fim de semana. A 5ª edição iniciou no sábado, dia 15, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com uma oportunidade única para os amantes de cerveja experimentarem títulos premiados e reconhecidos nacionalmente.

Organizado pelo Núcleo Cervejeiro de Guarapuava, o evento celebrou o setor das cervejas artesanais na região e teve o apoio da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Turismo e Eventos, para reafirmar o potencial da cidade como um dos principais polos cervejeiros do país. O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, participou da abertura do festival acompanhado pela primeira-dama do município e secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, e enfatizou a importância do festival para a cidade e para o setor cervejeiro local.

“Este evento se tornou um marco na nossa cidade, que é a Capital da Cevada e do Malte. O Fecin é uma oportunidade ímpar para nossos moradores e visitantes apreciarem a rica produção de cervejas artesanais de qualidade que temos em nossa região. Além disso, o festival impulsiona o turismo e fortalece o setor cervejeiro local".

A secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila, ressaltou o turismo cervejeiro. “O Fecin não é apenas um evento para degustar cervejas artesanais excepcionais, mas também desempenha um papel fundamental ao impulsionar o turismo cervejeiro na nossa cidade. A cada edição, temos visto nossas cervejarias locais se fortalecerem e consolidarem sua posição no mercado regional e nacional, e isso nos deixa muito felizes e orgulhosos”, comentou.

Os organizadores do Fecin 2023, Eliezer Goulart e Larissa Vier, destacaram a relevância do evento para a economia local e para a divulgação de Guarapuava como a Capital da Cevada e do Malte, reforçando a qualidade das cervejas produzidas pelas cervejarias da região. Diversos parceiros e patrocinadores, como o Curso Técnico Cervejeiro, Superpão, Cresol e 8Bits Games, também se juntaram para fazer desta edição um grande sucesso.

As 11 cervejarias participantes foram a Hank, Over Beer, Metamorphosis, Donau Bier, Golden, Irmandade, Metzger Bier, Suábia, Água do Monge, Jordana e Heimdall. As empresas ofereceram aos visitantes 67 opções de cervejas em 45 estilos diferentes. Josieli Kosak, professora e amante de cervejas, aproveitou a reunião de todas para experimentar um pouco de cada. “Já fui em várias cervejarias da cidade, mas tem algumas que eu não conhecia. Guarapuava tem um leque muito amplo de opções, e todas ótimas. Hoje, estou num verdadeiro rodízio”, contou.

Além da apreciação das cervejas, o Fecin teve uma programação cultural diversificada com atrações musicais e um repertório carregado do bom e velho rock n’ roll. Luiz Roberto Schmidt, que tem na família de origem germânica a tradição de consumir cerveja, trouxe os filhos André e Giulia para diferentes programações: a filha, criança, curtiu todos os jogos e atrações preparadas para os pequenos. Já André, de 19 anos, apreciou o festival com o pai. “Pra uma família como a nossa, é um festival maravilhoso”, afirmou André.