Fonte: Prefeitura de GuarapuavaEsporte

1ª Manhã Esportiva Azul reúne pessoas em prol da conscientização e inclusão

O evento reuniu cerca de 300 pessoas e teve o objetivo de conscientizar sobre o autismo, dando visibilidade através da prática esportiva.

03/04/2023por Matheus Ribeiro

Na manhã deste domingo, 02, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi realizada a 1ª Manhã Esportiva Azul pela Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA), no Parque do Sol, no bairro Cidade dos Lagos. O evento contou com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação do município.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas e teve o objetivo de conscientizar sobre o autismo, dando visibilidade através da prática esportiva. A ação não tinha intuito competitivo, mas para construir uma sociedade mais compreensiva, acolhedora e inclusiva. Foram três modalidades ofertadas, a caminhada, a corrida e o ciclismo. Cada modalidade contou com um tema, “Caminhando para Entender”, “Correndo para Compreender” e “Pedalando para Incluir”.

“Conscientizar nossa sociedade para que todos sejam reconhecidos na população, para que as crianças não sejam discriminadas e sofram com o preconceito é essencial. Precisamos incluir e o evento da AGMA contribui demais com essa iniciativa. Estaremos, como Prefeitura de Guarapuava e eu, como prefeito e cidadão desta cidade, sempre apoiando as ações que visam eliminar todo e qualquer preconceito ou informação errada”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, se fez presente no evento e aproveitou para ressaltar o trabalho desenvolvido pela AGMA. “A AGMA é uma das nossas entidades inscritas no Conselho de Assistência Social que faz um trabalho muito importante com as famílias e as pessoas com autismo. Então é essencial a gente prestigiar o trabalho deles para participar, para incentivar eles também, que fazem esse importante trabalho e nesse evento lindo no domingo de manhã que está maravilhoso”, ressaltou a secretária.

Quem também se fez presente na Manhã Esportiva, foi o secretário de Esportes, Milton Roseira. O secretário destacou a importância de utilizar o esporte de forma inclusiva no município e ressaltou a inauguração de um parque inclusivo na cidade, parceria da Secretaria de Esportes e Recreação com a Associação Guarapuavana Mundo Azul. “É muito importante apoiar o evento. Nós inclusive, juntamente com a AGMA, estaremos inaugurando logo um parque inclusivo, que foi um projeto juntamente com a Secretaria de Esporte e Recreação e que vai trazer qualidade de vida para todos os cidadãos. Hoje não se admite mais que não exista inclusão, então esta parceria é muito bacana e necessária”.

Para Luciana Aparecida Alves, mãe de Stella de 7 anos, eventos como este servem para alertar a sociedade que é necessário o trabalho de inclusão, pois muitas pessoas ainda vivem com o preconceito. “É muito importante o autista, a criança com deficiência, poder participar de corridas, poder participar da comunidade. Eu corro com ela também desde pequenininha, então é muito gratificante a gente poder participar da comunidade, participando como qualquer outra criança. Nesse momento a gente está proporcionando que a sociedade reconheça essa importância também de estar incluindo eles na vida social”.